sábado, 4 de junho de 2016

Seres Amazônicos ou As Criaturas do Mundo dos Encantados





Parte I - Mapinguaris



 O mapinguari  é uma criatura   descrita como sendo coberta de um longo pelo vermelho, e vivendo na floresta amazônica. Segundo os povos nativos,  quando o mapinguari percebe a presença humana fica de pé e alcança facilmente dois metros de altura. As suas mãos possuiriam longas garras e a criatura evitaria a água. O mapinguari também possuiria um cheiro horrível, semelhante ao de um gambá. Esse mau cheiro faz com que sua presa fique tonta, o que permite ao bicho apanhá-la com facilidade. Segundo alguns a sua  boca se abriria na vertical indo do peito até à barriga e alguns afirmavam que sua pele seria como a do jacaré.
O mapinguari também teria o poder misterioso de desnortear sua presa deixando-a perdida na floresta, até que fosse tarde demais para que ela escapasse de suas garras.




  Uma hipótese que explicaria a existência do mapinguari, sugerida pelo paleontólogo Florentino Ameghino no fim do século XIX, seria o fato da sobrevivência de algumas preguiças gigantes que viveram no período Pleistoceno ( 12 mil anos atrás) no interior da misteriosa floresta amazônica.
   
Entre muitos, o ornitólogo David Oren chegou a empreender expedições em busca de provas da existência real da criatura. Não obteve nenhum resultado conclusivo. Pelos recolhidos mostraram ser de uma cutia, amostras de fezes de um tamanduá e moldes de pegadas não serviriam muito, já que, como declarou, “podem ser facilmente forjadas”. ( fonte Wikipédia) 




Testemunhas que afirmam ter visto  um mapinguari de perto o descreveram como sendo parecidos  com o pé-grande americano, porém mais peludo.
  
  Ser fantástico, sobrenatural ou um sobrevivente da antiga fauna sul-americana ? Seja como for o mapinguari com seu porte assustador é sem dúvidas um dos seres mais aterrorizantes e incríveis do lendário amazônico.


Testa de Ferro e Pé Ligeiro



Em Jupiro e o Mundo dos Encantados esses seres também estão presentes, nas figuras de dois irmãos: Testa de ferro e Pé Ligeiro.
Criados desde filhotes no misterioso Reino das mulheres-abelhas, Testa de Ferro e Pé Ligeiro se envolverão em conflito com os sanguinários e não menos ferozes capelobos protegendo a vida da ninfa Irati, a filha de Iramaia, rainha da Colmeia do alcance do inescrupuloso feiticeiro Horemsebe.
Assustando a todos com sua selvageria, mas não deixando de surpreender com suas atitudes quase humanas, os dois irmãos monstruosos surgem na trama nos convidando a refletir sobre o quanto pode haver de humano no comportamento dos seres que chamamos de feras e o quanto de monstruoso vez ou outra parece brotar nos corações dos chamados homens.